top of page

O Sol da Macedônia

Atualizado: 15 de jan.

Um dos símbolos mais intrigantes quando pensamos na antiguidade clássica sem dúvidas é o estandarte da macedônia. Mas o que seria exatamente? Um sol? Uma estrela?

Lárnaque Macedônico encontrado em Salonika

Na realidade, este tão icônico símbolo pode ser tanto um sol quanto uma estrela, dependerá do estudioso que falar. Comumente é denominado Sol de Vergina. O sol foi batizado desta forma pois na cidade de Vergina um vasto campo arqueológico nos possibilitou um estudo mais detalhado deste símbolo.


Geralmente representado por sol de 16 raios, o Sol de Vergina é encontrado com 12 raios ou até 8 raios. Curiosamente, há uma explicação para estes importantes números:

- 4 Raios que representam os 4 elementos: Fogo, Terra, Água e Ar;

- 12 raios remanescestes que representam os 12 deuses principais do Olimpo.

Reparem na disposição dos elementos e dos deuses

Importante ressaltar que independente de quantos raios tenha o sol, todos remetem a virgindade, característica marcante da Deusa Atena. Por ser um sol, naturalmente podemos associá-lo com o deus Apolo.


O símbolo era tão importante na Macedônia que era usado em tudo: Moedas, pinturas, entalhes artísticos em estruturas, templos, prédios de Estado e até em equipamentos militares. Sim, os hoplitas macedônios usavam o Sol de Vergina em seus escudos.


Uma grande mudança para o uso do sol, fora sem dúvidas a adoção da Dinastia Argéada como seu símbolo principal. Esta dinastia, é a mesma dinastia de Filipe II da Macedônia e Alexandre o Grande. Durante o reinado de Alexandre, o Sol de Vergina estava hasteado em todo o mundo helênico e era sem dúvida alguma, um grande símbolo da etnogenese helênica.


Antes do Império Macedônico, o Sol de Vergina era encontrado nas regiões gregas de forma esparsas, mas remonta a um passado distante.


Idade Média


Não obstante, apesar de todas as mudanças ocorridas no mundo até adentrarmos na Idade Média, seja nos aspectos políticos e religiosos, o Sol de Vergina sobreviveu, mas teve seu caráter alterado. Com a entrada do cristianismo nos territórios do Império Romano Oriental, os símbolos pagãos foram deixados como uma memória distante, fugindo de seu significado deificador e sacrossanto, como os homens da antiguidade costumavam atrelar a estes símbolos.



Igreja de St. Demétria em Bitola

Em Ócrida, Macedônia do Norte, há bastante achados do Sol de Vergina na arte sacra. Na Igreja de Santa Mãe de Deus de Perivlepta, encontramos mais do sol. Ainda em Ócrida, em várias artes, Maria, Mãe de Deus, é retratada com mantos que possuem o sol bordados.


Apesar da arte bizantina ser algo em tese uniforme, a riqueza cultural dos bizantinos era algo a ser prestigiado, pois cada região agregava algo seu em meio a uma cultura bizantina de todo o império. Nos afrescos das Igrejas, encontramos detalhes simples que muitas vezes podem passar despercebidos, mas que deixam eternizados o Sol de Vergina.


Soldados Bizantinos

Percebam que o sol nesta imagem, possui apenas 8 raios, mas que não deixa de ser o sol que estamos nos referindo. Com certeza, para o homem medieval, retratar o sol não significava mostrar o poder dos elementos da natureza ou invocar os deuses do Olimpo, uma vez que o bizantino há tempos, não orava mais para eles. Era o poder e prestígio de eternizar um dos maiores símbolos do mundo heleno e que representou uma das heráldicas de um dos impérios mais poderosos do mundo. Após Alexandre, todo grego carregava o grande fardo de tentar reunificar suas terras.


Legado


O sol sobreviveu com o tempo. Com a independência da Macedônia em 1991, a bandeira da Macedônia foi um resgate em suas origens da Antiguidade Clássica em 1992.


Independente de qual motivo o Sol de Vergina é retratado, foi um dos símbolos mais prestigiados. Seja em ouro, bronze, prata, seda ou simples algodão, este sol iluminou e já foi hasteado em estandartes de Pella até a Bactria. Este sol, já alimentou o sonho de muitos homens poderosos e ambiciosos. Agora, resta a todos nós, preservar este grande legado deixado pelos macedônios, que apesar de adaptarem sua bandeira nos dias atuais, orgulhosamente têm o sol em sua bandeira.


Fonte: History of Macedônia


423 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Amei a matéria sobre o Sol da Macedônia. Parabéns.

Like
bottom of page