top of page
Foto do escritorCarolíngio

CARTAS DE CORTÉS - PARTE XXXV

Mexicas Sacrificam os Espanhóis


Nesta derrota, trinta e cinco ou quarenta espanhóis e mais de mil de nossos aliados índios, foram mortos pelo inimigo, cerca de mais de vinte e cinco cristãos feridos, dentre eles eu estou com minha perna. Perdemos um pequeno território de campo junto com as coisas, mas pegamos tudo que pudemos: Bestas, mosquetes, outras armas. Imediatamente após a vitória deles, os espanhóis carregaram os espanhóis vivos e mortos para Tlatelulco, que é o mercado e nas torres situadas ali os sacrificaram pelados, abrindo seus peitos e retirando seus corações para oferecer aos ídolos. Isto foi visto pela divisão de Alvarado enquanto eles ainda estavam lutando, e as testemunhas disseram que os homens sacrificados pelados, os índios sabiam que eram cristãos; Mas apesar deles terem tido grande sofrimento ao presenciar aquilo, eles conseguiram se retirar ao campo após lutar de forma valente aquele dia e poderíamos ter carregando as conquistas do mercado, das quais eles poderíamos ter tomado, se Deus não punisse nossos pecados, mas impediu um grande desastre.


Retornamos ao nosso campo, com grande sentimento de luto, algo muito maior que dos outros dias; Ademais, além de nossas perdas, ficamos sabendo que os bergantins caíram nas mãos do inimigo, que as atacou da retaguarda, mas Graças a Deus, isto não era verdade, apesar dos bergantins e as canoas aliadas estarem em grande perigo, nenhum bergantim chegou a ser perdido e o capitão mestre foi ferido e acabou morrendo oito dias depois.


Naquele dia e na noite seguinte, o inimigo se regozijou com chifres e tambores, aparecendo estar sobrecarregado de alegria; Eles abriram as ruas e pontes como fizeram anteriormente e colocando fogo e sentinelas a noite, eles vieram a uma distância de dois tiros de flecha de nosso campo; Mas como estávamos desconcertados, feridos e destituídos de armas, havia grande necessidade em descansar e recrutar. Neste meio tempo, os senhores da cidade resolveram mandar mensagens para seus vassalos, avisando que haviam ganho um grande sinal de vitória, pois mataram tantos cristãos quanto puderam e logo eles colocariam um fim em nós; Os mensageiros levavam com eles duas cabeças de cavalos como credenciais no objetivo de mostrar que a rebelião estava mais perversa do que antes. Mas a despeito de tudo isso, o inimigo não cresceu suas presunções, nem percebeu nosso senso de fraqueza, todo dia alguns espanhóis, seja a pé ou a cavalo, avançavam na cidade, mas não eram capazes de tomar mais que algumas pontes nas ruas próximas a grande praça.


Hernán Cortés, Terceira Carta, Páginas 298 - 299.



Fonte: American Historical Association.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page