top of page

CARTAS DE CORTÉS - PARTE XXVII

Cortés Começa a Reconquistar Tenochtitlán com Bergatins


Nos capítulos anteriores eu fiquei em Tesaico com trezentos homens e treze bergatins; Assim que eu apurei que a divisão do exército chegou em suas posições, em embarquei e dei uma olhada na cidade, fazendo alguns danos nas canoas. Apesar de eu ter um grande desejo de estar em terra com o propósito de manobrar o exército, os capitães eram pessoas que poderiam fazer seguramente este serviço e o avanço dos bergatins era extremamente importante e requeria grande atenção e cuidado, então eu determinei que as lideraria, tendo uma grande vantagem e risco do que aconteceria na água. A despeito de eu ter sido requisitado pessoalmente pelas pessoas principais das divisões, pois na opinião deles, eram os mais expostos. No próximo dia após a festa de Corpus Christi, sexta-feira, no raiar do dia, eu despachei Gonzalo de Sandoval com suas divisões, de Tesaico em um curso direto até a cidade de Iztapalapa, seis ligas. Um pouco depois do anoitecer eles chegaram e imediatamente começaram a colocar fogo na cidade e atacar os habitantes. Assim que eles viram uma força grande sob o comando do prefeito alguazil, as pessoas tomaram refúgio nas canoas do lado. O prefeito alguazil, com toda sua força, tomou os quartéis da cidade e ficou lá o resto do dia, esperando a ordem de marcha e movimentação.


Logo após o despacho do prefeito alguazil, eu imediatamente adentrei em um bergantim e com a ajuda das velas e remos, nós partimos; Enquanto o prefeito alguazil estava atacando e colocando fogo na cidade de Iztapalapa, nós chegamos no lago e observamos em uma colina fortificada próximo a cidade, ocupando uma posição isolada ao rio; Havia muitas pessoas por ali assim as que habitavam em volta do lago, assim como Tenochtitlan; Como eles sabiam que o primeiro encontro era com o povo de Iztapalapa, eles estavam por ali para se defenderem e possivelmente nos atacarem. Assim que viram nossa frota se aproximando, eles começaram a fazer grandes fumaças para avisar as cidades dos lagos de nossa aproximação assim como sua prontidão para nos atacar. Apesar de meu plano de atacar parte da cidade de Iztapalapa, que se encontrava na água, nós nos tornamos contra esta colina e eu pulei com cento e cinquenta homens. Era um caminho muito alto e íngrenem e foi com muita dificuldade que começamos a subir. E nos abrigamos e nos entrincheiramos com as defesas que eles haviam preparado no topo. Nós os atacamos de tamanha maneira que nenhum deles escapou, exceto as mulheres e crianças; E neste combate vinte e cinco espanhóis foram feridos, uma vitória brilhante.


Assim que o povo de Iztapalapa fez sinais de fumaça das torres de seus ídolos situados em uma sublime elevação muito próximo a cidade, os Mexicas e outros habitantes das cidades do lago sabiam que eu estava entrando no lago com os bergantins.; Então uma imensa frota de canoas foi reunida para nos atacar e descobrir que tipo de coisa eram os bergantins; De que posso me lembrar eles excediam em um número de quinhentos. Assim que eu vi que direcionavam seus cursos para nós, eu com os homens que havíamos desembarcados, embarcamos com a maior correria que pudemos e ordenei aos comandantes das bergantins que de maneira alguma se movessem, desde que as canoas estavam determinadas a nos atacar e não deveríamos nos aventurar a seu encontro.Então em grande força o inimigo começou a avançar. Mas quando eu observei, duas canoas de arco ficaram quietas e no meio tempo, enquanto eu estava ansioso para encontrá-los para marcarmos nossa vitória e inspirar grande medo sob nossos bergantins, que seriam uma grande chave para esta guerra tanto o inimigo como nós sofreríamos pela água - E Graças a Deus enquanto olhávamos uns para os outros, um vento soprou favorável para um ataque sobre eles e instantaneamente eu dei ordens para avançarmos para quebrar a formação de canoas e persegui-los até eles tomarem refúgio em Tenochtitlan. Assim com o vento estava a nosso favor, nós partimos para seu encontro apesar deles fugirem o mais rápido possível, nós quebramos um grande número de canoas e destruímos o máximo de inimigos possível em um estilo de grande admiração. Neste caso, os perseguimos por três ligas, até que eles ficaram presos entre as casas da cidade e então agradeci a Deus por nos conceder ainda esta grande vitória que nos aventuramos e tanto desejamos ter.


O exército parado em Cuyocan estava muito melhor estacionado do que o outro em Tacuba para ver os movimentos dos Bergantins; E quando eles viram as treze velas sobre o rio e observaram que rapidamente nos movíamos e dispersaram todas as canoas inimigas, assim como eles garantiram a mim, que fora um espetáculo e tanto e um dos mais desejáveis do mundo. Eu havia declarado que as duas divisões estavam extremamente ansiosas com minha chegada e com boa razão, pois eles estavam no meio de uma multidão de inimigos; Mas eu agradeci a Deus por aumentar a coragem de nossas tropas e enfraquecer o inimigo, pois eles não foram capazes de reunir homens suficientes para atacar nosso campo; O que nada impediria deles de causarem grande dano aos espanhóis pois eles sempre estavam preparados para conquistar ou morrer, pois eles estavam com suas esperanças de ajuda, todas perdidas. Então quando a divisão em Cuyoacan descobriu nossa perseguição as canoas, grande parte dos cavaleiros e infantaria se colocaram em linha de marcha para a cidade de Tenochtitlan e bravamente entraram em contra com os Mexicas no caminho; Eles ganharam as trincheiras feitas pelo inimigo, capturaram e então fizeram as tropas passarem por elas, sob várias pontes abandonadas, sendo favorecidos enquanto avançavam pelos Bergantins. Os indianos de Tlaxcala, nossos aliados e os espanhóis perseguiram os inimigos e fizeram um grande caos entre eles os forçando a pular na água, no caminho oposto em que os Bergantins se aproximavam. Desta maneira eles procederam de forma vitoriosa por mais de uma liga até que atingimos o espaço que eu havia saído com os Bergantins....


Hernán Cotés, Terceira Carta, Páginas 262 - 266.



Fonte: American Historical Association.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page